domingo, 1 de julho de 2012

triway

muitos curiosos sempre falam em ligaçao triway,mas na verdade nem sabem fazer a mesma.

ai to postando um diagrama simples e desconplicado e para instalaçao basta os seguintes materiais: 2 interruptores paralelos,1 ou mais receptaculos ( bocal ) e lampadas.
 a fase entra direto no borne central do interruptor da esquerda e sai dois retonos da extremidades do mesmo que entra nas extremidades do interruptor da direita e do mesmo sai um outro retorno para  o bocal e alimentar a lampada quando as teclas estiverem na mesma posiçao,ja que o neutro e conectado ao bocal diretamente.

7 comentários:

  1. Amigo, gostaria de ver um esquema de triway com 3 lampadas, vc sabe como faz?
    Abraço!
    Bruno
    Email: brunno_costta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho um corredor com duas lampadas, sendo um interruptor no início e outro no final do mesmo, como faço um Triway para ligar as duas, pois somente com uma lampada eu sei fazer, gostaria de um esquema com duas ou mais lampadas. Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, vi esse seu post de maio de 2013 e deixei de trabalhar com Instalações Elétricas há 15 anos, claro que muita coisa se perdeu, mas se é para apagar as duas lâmpadas ao mesmo tempo, o retorno chega a primeira lâmpada e você o jampeia até a segunda lâmpada. Me responda e caso eu esteja errado , me mande a correção por favor. Fico-lhe muito grato. Meu email é . Um abraço.

      Excluir
  3. Amigo, como faço para 3 interruptores? Um na entrada do quarto e um em cada lado da cama.
    Muito grato!

    ResponderExcluir
  4. Sandro. Como faço para aprender mais sobre eletricidade residencial, já que não conheço um curso não demorado, pois não tenho muito tempo. Alguma indicação de apostila ou livro? Grato!
    Rogério Taurinho - Belo Horizonte

    ResponderExcluir